Educando e Brincando a Juventude se Entende

Atualmente, vários seminários nacionais e atividades estão sendo desenvolvidos para discutir e definir políticas públicas para a juventude, a fim de provocar e fomentar transformações nas realidades. Com essa reflexão, o Núcleo Estudantil de Políticas Públicas para a Juventude (NEPPJ) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul propõe a presente proposta que objetiva oportunizar aos jovens e adolescentes de famílias de risco social, em sua maioria, estudantes de escolas públicas, que moram no município de Campo Grande/MS, oportunidades e acesso a bens culturais diversos e capacitação profissional, exercitando ações temáticas e interdisciplinares a cidadania. A participação ativa dos jovens reforça a necessidade de políticas públicas que oferecem espaços de lazer e cultura que possam contribuir na constituição de indivíduos aptos a exercer cidadania. Ações serão desenvolvidas utilizando múltiplas formas de linguagem, tais como, atividades físicas, jogos dramáticos, desenhos, filmes, poesia, literatura, dança, cursos profissionalizantes, fóruns de discussão nas escolas, entre outras atividades. Enfim, o programa contribui com o NEPPJ a fim de criar espaços de discussão, produção e mobilização de políticas públicas para a juventude, para que temas em questão sejam assumidos, planejados e gerenciados pela juventude como parte integrante de suas lutas e conquistas. Formar multiplicadores, produzir e realizar ações para a discussão e reflexão em centros acadêmicos, escolas e grupos de base, além de desenvolver parcerias com instituições e ser referência para o desenvolvimento de programas de juventude no estado de Mato Grosso do Sul são outros eixos.

Coordenador: Marcelo Augusto Santos Turine