Laboratórios de Computadores de Baixo Custo: Projeto Multiterminal

O custo para criação, atualização e manutenção de laboratórios de computadores destinados ao ensino e à pesquisa é bastante alto. Nas universidades, um laboratório que atenda às necessidades dos estudantes deve ter pelo menos 50 computadores com média capacidade de processamento. Em escolas de primeiro e segundo graus, um laboratório também com 50 computadores é considerado adequado aos estudantes. Por um lado, a indústria de computadores vem disponibilizando seguidamente processadores mais velozes e memórias de maior capacidade de modo que computadores atuais podem realizar diversas tarefas concorrentes sem que haja perda significativa em seu desempenho. Por outro lado, escolas e universidades têm um parque computacional defasado pelos anos e dificuldades orçamentárias para atualização e renovação de seus computadores. Neste projeto pretendemos investigar duas vertentes de sucesso na contrução de laboratórios de computadores de baixo custo voltados para o ensino: o projeto Multiterminal, desenvolvido com êxito no Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná, sendo utilizado no projeto Paraná Digital que vem criando laboratórios multiterminais em duas mil escolas públicas no estado do Paraná, onde mais de 1,5 milhão de usuários estão sendo beneficiados com mais de 40 mil terminais em funcionamento, e o Projeto Servidor de Terminais Linux – LTSP (do inglês Linux Terminal Server Project), projeto também consolidado e utilizado, por exemplo, no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR). Um multiterminal ou multi-estação é na verdade um único computador que pode ser utilizado por vários usuários ao mesmo tempo localmente. A configuração básica envolve um computador com boa capacidade de processamento e com memória adequada e mais um monitor, teclado e mouse para cada usuário.

Coordenador: Fábio Henrique viduani Martinez