Mineração de Dados em Informações Acadêmicas

O objetivo deste trabalho é realizar Mineração de Dados nas bases de dados acadêmicas da UFMS. Assim como na mineração de metais preciosos, o trabalho consiste em encontrar um pequeno conjunto de itens preciosos a partir de materiais sem muito processamento. Durante o projeto serão coletados os dados acadêmicos do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Sistema Acadêmico da UFMS (SISCAD) e auxiliado por técnicas de Mineração de Dados serão extraídas informações que potencialmente poderão subsidiar decisões tomadas pelas pró-reitorias, conselhos superiores, direção de faculdades, direção de centros e coordenações. O projeto poderá ajudar a essas instâncias a compreender melhor o perfil dos alunos de cada curso bem como de situações específicas como, qual é o perfil do aluno com baixo rendimento acadêmico? Existe uma correlação entre rendimento acadêmico e condição social? Quais serão os impactos nos cursos da UFMS com a implantação de quotas? Com o uso de algoritmos estado da arte em Inteligência Artificial espera-se responder a essas perguntas e muitas outras.