Modelos e Algoritmos para Biologia Integrativa

Historicamente, a área de Biologia Computacional, ao menos sob o ponto de vista algorítmico, originou-se com a análise de seqüências. Durante vários anos, apenas seqüências isoladas eram analisadas. Com avanços dos projetos de seqüenciamento, genomas completos passaram então a serem analisados. De início, outros tópicos de interesse da área tratavam ou de questões relacionadas a seqüências (filogenia molecular, por exemplo) ou relacionadas com a análise de outros elementos biológicos elementares (tais como proteina ou RNA). Recentemente, o interesse em um entendimento mais profundo de como tais objetos biológicos elementares interagem entre si no contexto geral de um genoma, célula ou organismo levou ao desenvolvimento de toda uma nova área de invostigação. O estudo de relações, apesar de não completamente novo, ganhou um grande destaque nos últimos anos. Tais relações dizem respeito a todos os elementos de uma célula ou organismo. Eles podem até mesmo envolver elementos extra-celulares, ou elementos que pertencem ao ambiente de um organismo, já que alguns deles pode ter influência direta no funcionamento de um sistema vivo. Investigar essas relações requer o estudo do que se chama Biologia Integrativa. Este é o objetivo geral deste projeto. Para alcançar este objetivo, o projeto se utilizará das experiências de pesquisadores de áreas diferentes e complementares (modelagem matemática e análise formal, análise de dados, algoritmos estocáticos e discretos, combinatória, e biologia evolucionária e computacional) pertencentes aos vários grupos envolvidos, alguns deles com longa história de colaborações (o coordenador francês é ex-aluno da Universidade de São Paulo) enquanto outras colaborações são mais recentes (entre UFMS e França) ou totalmente novas (entre Chile e Brasil, e Chile e França).

Coordenador: Said Sadique Adi