Motor 3D para Visualização e Simulação Dinâmica de Corpos Elásticos
O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um motor 3D para visualização e simulação dinâmica de corpos elásticos. Pode-se caracterizar um motor para jogos digitais como sendo um framework cujos componentes provêem as funcionalidades comuns a todos os jogos a partir dele desenvolvidos. Tipicamente, um motor é responsável por (mas não limitado a) renderização, detecção de colisões, simulação física, inteligência artificial, comunicação, sonorização e manipulação dos dados de entrada do usuário e da interface gráfica do jogo, entre outros. Este projeto relaciona-se, portanto, ao desenvolvimento de ferramentas para jogos digitais. Dentre as diversas funcionalidades providas por motores 3D em geral, o motor objeto deste projeto, por ser destinado ao desenvolvimento de aplicações interativas de simulação dinâmica de corpos elásticos, será constituído pelos seguintes componentes: componente de renderização, chamado motor de renderização; componente de distribuição; e componente de simulação física, chamado motor de física. Em uma primeira etapa, o framework possibilitará a produção de ferramentas para visualização em tempo real de simulações cujos resultados serão obtidos pela execução de outras aplicações de análise numérica, a serem desenvolvidas pelo Grupo de Computação Gráfica e Mecânica Computacional (GCGMC) do DCT-UFMS. Em uma etapa posterior pretende-se integrar o componente de simulação dinâmica ao framework. Com isso, o motor poderá ser empregado para produção de ferramentas não apenas de visualização, mas nas quais vários usuários, conectados em rede, poderão interativamente adicionar, remover ou modificar propriedades dos corpos elásticos em uma simulação.
Coordenador: Paulo Aristarco Pagliosa