Um Portal de Indicadores Socioeconômicos e de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Mato Grosso do Sul

Atualmente, as transformações que vêm ocorrendo no mundo inteiro e que, mesmo tardiamente, chegam à Administração Pública exigem das organizações maior agilidade e flexibilidade no atendimento a novas e crescentes demandas. Este quadro, associado ao elevado grau de competição e a um crescente desenvolvimento tecnológico, torna possível e necessária a utilização efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de produtividade do serviço público, de qualidade dos serviços prestados ao cidadão e de democratização do acesso às informações. Neste contexto, modelos e metodologias para avaliar políticas e programas sociais tornou-se um desafio tanto para os centros de pesquisa quanto para os governos, pois objetiva-se maximizar a eficácia dos programas na obtenção de seus fins e a eficiência na alocação de recursos para a consecução dos mesmos. Assim, indicadores sociais e metodologias para sua formulação voltaram a integrar a agenda das ciências sociais e a preocupação dos administradores públicos. Assim, muitos indicadores são propostos por pesquisas realizadas nas universidades; dados oficiais a partir de institutos de pesquisa nacionais e internacionais (IBGE, IPEA, ONU, Banco Mundial, entre outros); estudos de fundações, empresas, institutos privados e/ou comunitários; organizações não governamentais entre outros produtores de dados da realidade. Porém, a dispersão destes indicadores em documentos impressos, diversas bibliotecas, editoras e arquivos particulares, dificulta o acesso, a democratização e a transparência destas informações, que são instrumentos imprescindíveis para uma avaliação da gestão social, sendo que dela depende, muitas vezes, a captação dos recursos para a implantação ou manutenção das ações governamentais. Neste trabalho é proposta a especificação e a implementação de um portal inovador e aberto à comunidade intitulado SOCIAL@MS que socializa os indicadores e suas informações correlacionadas, objetivando construir coletivame.

Coordenador: Marcelo Augusto Santos Turine