Disciplinas do período especial de verão 2019

Postado por: Edna Ayako Hoshino

Está disponível de 13/11 a 19/11, um formulário (acessível neste link) para que os acadêmicos manifestem o seu interesse em matricular-se em alguma disciplina do período especial de verão 2019, a partir de uma lista de disciplinas sugeridas pelos professores.

Após consulta realizada com os professores, as seguintes disciplinas podem ser ofertadas no período especial de verão 2019, dependendo do número de acadêmicos interessados:

• Tópicos em Engenharia de Software – “Engenharia de Software baseada em Evidências”
    • Professor: Francisco
    • Período: 14/1 a 2/2
    • Horário: 18h30 às 22h30 de segunda a sexta-feira
    • Pré-requisitos: não há
    • Vagas: todos os cursos da Facom (mínimo de 20 alunos)
    • Objetivos: O objetivo de aprendizagem da disciplina é oferecer a prática de engenharia de software baseada em evidências. Isso significa prover aos alunos a capacidade de identificar, avaliar e aplicar resultados de pesquisa válidos e relevantes como base para a tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento de software.
    • Ementa Introdução à Engenharia de Software Baseada em Evidências. Tipos de Experimentos em Engenharia de Software. Revisões Sistemáticas. Surveys (pesquisas de opinião). Experimentos Controlados. Estudos de Caso.
    • Motivação: Profissionais e gerentes de software, na busca por melhorar a qualidade de seus processos de desenvolvimento, frequentemente adotam novas tecnologias sem evidências suficientes de que serão eficazes. A principal motivação para a disciplina é fornecer aos futuros profissionais o conhecimento, a experiência e habilidades para que possam tomar melhores decisões.

• Tópicos em Computação I – “Programação, Depuração e Testes”
    • Professor: Phelipe e Hercules
    • Período: 14/1 a 2/2
    • Horário: 13h às 17h de segunda a sexta-feira
    • Pré-requisitos: não há
    • Vagas: todos os cursos da Facom (mínimo de 20 alunos)
    • Objetivos: fortalecer a habilidade de programação desde a fase de projeto de algoritmos até a depuração e testes de programas. A disciplina terá foco em duas habilidades de programação e estará dividida em uma parte teórica (T) e outra prática (P). A parte (T) visa fortalecer a lógica de programação, independente da linguagem de programação e a parte (P) agilizar a fase de codificação e testes com o uso adequado de ferramentas de programação e depuração.
    • Ementa: resolução de problemas usando lógica de programação; uso de IDE para depuração de programas; projeto e análise de casos de testes, detecção e correção de erros de programação.
    • Motivação: alta retenção em disciplinas iniciais de programação e existência de acadêmicos com dificuldade em programação.

Participem e divulguem!

Categorias desta notícia: Notícias