ERAD-CO 2020

III Escola Regional de Alto Desempenho da Região Centro Oeste

14 a 18 de setembro de 2020

Apresentação

A Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) é um evento que aborda temas relacionados com a busca do alto desempenho em sistemas de computação. As principais atividades presentes na ERAD são os minicursos, palestras, fórum de iniciação científica e fórum de pós-graduação. Por meio dessas atividades busca-se difundir o processamento de alto desempenho (PAD) e apresentar a área como uma alternativa para o desenvolvimento tecnológico nacional. O público da ERAD é composto, principalmente, por alunos de graduação, alunos de pós-graduação e pesquisadores, mas atinge também profissionais das diferentes áreas com apoio em sistemas de computação.

A ERAD é um evento já estabelecido em outras regiões do Brasil (RS, SP, RJ e Nordeste), e sua realização no Centro-Oeste vem ocorrendo desde 2018. Assim, a Escola Regional de Alto Desempenho do Centro-Oeste (ERAD-CO) é proposta como um evento regional com o objetivo qualificar profissionais da região nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho e prover um fórum onde possam ser apresentados avanços recentes nessas áreas e discutidas as formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades do Centro-Oeste do Brasil. A terceira edição da ERAD-CO acontecerá 100% online, juntamente com a Semana da Computação realizada pela Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ERAD acontecerá durante a Semana da Computação. A programação completa da Semana da Computação está em:  https://www.facom.ufms.br/semana-da-computacao-2020/

Na terceira edição da ERAD-CO estão previstos dois minicursos, uma palestra, um fórum de discussão sobre tópicos relevantes da área e dois fóruns para a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica e Pós-graduação respectivamente.

Os principais objetivos da ERAD-CO são:

• Qualificar os profissionais da região Centro-Oeste do Brasil nas áreas que compõem o processamento de alto desempenho;

• Prover um fórum regular onde possam ser apresentados os avanços recentes nessas áreas;

• Discutir formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades.

• Amaury Antônio de Castro Junior – UFMS
  • Alba de Melo – UNB
  • Aletéia Araújo – UNB
  • Alexandre Nery – UNB
  • Anderson Corrêa de Lima – UFMS
  • Anderson Viçoso de Araujo – UFMS
  • Bianca de Almeida Dantas – UFMS
  • Bruno Silvestre – UFG
  • Edson Cáceres – UFMS
  • Fábio Costa – UFG
  • Fábio Iaione – UFMS
  • Henrique Mongelli – UFMS
  • Hugo Do Nascimento – UFG
  • Nahri Balesdent Moreano – UFMS
  • Renato Porfirio Ishii – UFMS
  • Samuel Benjoino Ferraz Aquino – UFMS
  • Sergio T. Carvalho – UFG
  • Vinicius Borges – UFG
  • Vinicius Sebba – UFG

Programação

Na semana de 14 a 18 de setembro haverá atividades da Semana da Computação, da ERAD-CO e o Desafio de Programação da Facom. Todas as atividades serão online e gratuitas. A programação completa de todas as atividades está em: https://www.facom.ufms.br/programacao-semana-da-computacao-e-erad-co-2020/

Inscrições

Todas as atividades da ERAD-CO serão transmitidas publicamente e sem custo. Entretanto, para garantir o certificado de participação EMITIDO PELA SBC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, é necessário realizar sua inscrição na ERAD-CO com custos bastante reduzidos. Também é necessário que pelo menos um autor de artigo do Fórum de Iniciação Científica e Pós-graduação faça sua inscrição.

Link para Informações sobre as inscrições (valores e formas de pagamento): https://www.facom.ufms.br/informacoes-sobre-as-inscricoes-erad-co-2020/

Chamada de Trabalhos

FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO (PG)

O Fórum de Pós-Graduação da ERAD-CO 2020 apresentará os trabalhos de pesquisa em Processamento de Alto Desempenho, desenvolvidos pelos acadêmicos de pós-graduação das instituições de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Os resumos devem limitar-se a 4 páginas em língua portuguesa, seguindo o estilo da SBC, e devem ser submetidos pelo JEMS.

Datas Importantes:

• Submissão até 20/08
  • Resultado até 04/09
  • Versão final até 13/09

FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

O Fórum de Iniciação Científica da ERAD-CO 2020 apresentará os trabalhos de pesquisa em Processamento de Alto Desempenho, desenvolvidos pelos acadêmicos de graduação das instituições de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Os resumos devem limitar-se a 4 páginas em língua portuguesa, seguindo o estilo da SBC, e devem ser submetidos pelo JEMS.

Datas Importantes:

• Submissão até 20/08
  • Resultado até 04/09
  • Versão final até 13/09

MINICURSOS

A ERAD-CO oferecerá 1 ou 2 minicursos relativos aos tópicos de interesse do evento, com carga horária de 8 horas, on-line. As propostas de minicursos devem ser submetidas de acordo o edital de minicursos da Semana da Computação.

Quer ministrar um minicurso no ERAD-CO 2020? Dá uma olhada no edital!!

Datas:

• Submissões para os Minicursos: até 12/08/2020 (PRAZO ESTENDIDO PARA SUBMISSÃO!)
  • Notificação de aceitação: 17/08/2020
  • Envio da versão final do texto e slides: 06/09/2020

Formulários:

Minicursos I e II

– 14 de setembro de 13h30 às 17h30 e 17 de setembro de 13h30 às 17h30.

Minicursos  III e IV

– 15 e 16 de setembro de 18h às 22h.

TÓPICOS DE INTERESSE:

Parceiros:

Realização:

Grafo Facom Destaque

Mais informações sobre a ERAD-CO: lianaduenha@facom.ufms.br