Alunos da Facom são semi-finalistas em Competição Internacional de Engenharia de Software

Postado por: Maria Istela Cagnin Machado

Os alunos da Facom Karolina Milano (do curso de Sistemas de Informação e líder do projeto), Ana Mendes (Bacharelado em Engenharia de Software), José Rafael Ferraz (Bacharelado em Engenharia de Software) e Renato Gouvea (Bacharelado em Engenharia de Software), foram selecionados como semi-finalistas do SCORE (Students Contest on Software Engineering) 2018, competição co-alocada à 40º Conferência Internacional de Engenharia de Software. Trata-se de uma competição a nível internacional, em que alunos de graduação e/ou de mestrado podem montar uma equipe de até cinco pessoas para desenvolver um projeto de software, dentre uma lista de propostas definidas pelo comitê organizador. A equipe pode ser orientada por um professor, mas este não é um requisito estritamente necessário para participação na competição. A equipe da Facom foi orientada este ano pela Profª Patrícia G. F. Matsubara.

O projeto deve ser executado considerando todos os aspectos de um desenvolvimento completo: desde o seu gerenciamento, passando pelo desenvolvimento de requisitos, design, implementação e testes. Na primeira etapa os alunos submetem um relatório com a descrição do processo utilizado e com excertos dos artefatos produzidos. O relatório é avaliado por uma equipe de revisores com relação às evidências de qualidade dos artefatos, para a definição dos semi-finalistas. Os semi-finalistas então devem submeter todos os entregáveis do projeto, assim como uma instalação completamente funcional do produto. Nova avaliação dos artefatos é feita pelo comitê, que decide então as equipes finalistas. Os finalistas são convidados a apresentar seu trabalho no ICSE (International Conference on Software Engineering), onde a equipe campeã é revelada e premiada.

Parabéns aos alunos da equipe! Ficamos na torcida para que se tornem finalistas e, quem sabe, campeões!

Categorias desta notícia: Destaque Notícias Televisão