Fábrica de Jogos Educacionais: definição de domínio e implementação usando aspectos de Linhas de Produto de Software

Projetos de Pesquisa

O uso de jogos digitais na educação promove diversos benefícios ao aluno como motivação. persistência além de tornar o ensino mais prazeroso para alunos. Vários jogos com tal finalidade vem sendo desenvolvidos e utilizados em diferentes níveis de ensino, entretanto o desenvolvimento de jogos ainda é complexa, principalmente quando se tem viés educativo. As Linha de produto de software (LPS) tem como um dos seus objetivos corroborar para o desenvolvimento de software reduzindo a complexidade ciclomática, número de linhas de código desenvolvidas pelo programador, do tempo para desenvolver facilitando assim seu desenvolvimento. As LPSs possuem como um dos seus princípios a reutilização de software e se encontra em grande evidência na literatura. LPSs são derivadas da Engenharia de Linhas de Produto, comum na engenharia, e que objetiva customização em massa por meio de produção coletiva, de múltiplas instâncias similares, mas de design distinto. O objetivo deste projeto é definição do domínio de jogos educacionais digitais com a finalidade de ser uma base para uma LPS e para o desenvolvimento de jogos.

Coordenador: Luciano Édipo Pereira da Silva