Bolsas de extensão disponíveis para alunos da FACOM em projetos aprovados para enfrentamento do coronavírus

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), torna pública a abertura de processo seletivo para a concessão de bolsas de extensão a discentes de graduação para atuação nos projetos aprovados pelo Edital nº 22/2020 PROPP/PROECE/AGINOVA/UFMS, que trata da seleção de ideias e projetos de pesquisa, extensão e inovação para o enfrentamento do coronavírus.

O objetivo do edital é selecionar discentes de graduação para atuar como bolsistas nos projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica para enfrentamento à pandemia COVID-19.

Abaixo destacamos algumas vagas para alunos da Facom, logo após veja com detalhes o Edital.

Vagas Projeto  Perfil
1 Modelagem e Predição do Número de Casos de COVID-19 na Cidade de Campo Grande – MS Perfil:
1. Ser acadêmico regularmente matriculado, pelo menos no 2ºano, no curso de graduação em matemática, Engenharia (Computação, Civil, Eletrica ou Ambiental) ou Economia;
2. Conhecimento de programação no software R;
3. Conhecimento de produção de texto usando o Latex.
2 Desafios dos MEI, Micro e Pequenas empresas no cenário COVID-19: mecanismos de apoio e geração de emprego e renda nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná Requisitos e conhecimento desejáveis: a) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Faculdade de Computação da UFMS; b) Ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuação no projeto, comprometimento e responsabilidade; c) Ter experiência com construção e manutenção de páginas, usando WordPress e outras ferramentas de gestão de conteúdos; d) Possuir conhecimentos em programação web e banco de dados, com conhecimentos de Javascript, CSS, SQL e HTML; e) Ter noções de ecommerce e outros mecanismos de negócios na internet; f) Possuir conhecimentos sobre produção de vídeos e material instrucional.
1 Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a crises de diminuição latente da demanda em pequenos negócios, decorrentes da crise do COVID-19. Requisitos: a) possuir acesso à internet; b) possuir disponibilidade de 20 horas semanais para a realização das atividades do projeto; c) possuir interesse e disponibilidade para participar da coleta de dados primários e secundários de organizações, regras de biossegurança e sistemas de informação; d) possuir conhecimento de tabulação e tratamento de dados; e) ter conhecimento de como desenhar fluxos de processos; f) possuir habilidades de criação e edição de vídeo e imagens; g) possuir habilidade de criação de conteúdo para divulgação junto aos pequenos negócios; h) ter conhecimento sobre postagem e manutenção de plataformas digitais (Google Sites, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e WhatsApp); i) ter experiência em atividades de pesquisa como voluntário em projetos na UFMS.
1 Correntes do Bem a) estudante regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da UFMS, em qualquer período, que tenha acesso à internet e recursos aúdio-visuais;
b) que tenha interesse em elaborar materiais de educação em saúde para publicação online e eventual impressão (textos, folders, cartilhas, figuras, vídeos, podcasts e outros formatos) e que tenha conhecimento de gerenciamento e promoção de conteúdo em redes sociais (ao menos Instagram, Facebook, Twitter, Soundcloud).
1 Plano de contingência para o atendimento emergencial durante a pandemia do coronavírus – Grande
Lageado
Assistência em documentar relatório das atividades desenvolvidas pelo comitê

SEI_UFMS-1939222-Edital-75