Palestra sobre o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Unicamp e Introdução à Criptografia Completamente Homomórfica

Postado por: Ana Karina Dourado Salina de Oliveira
Sobre a Palestra:

1. O Programa de Pós-graduação  em Ciência da Computação do Instituto de Computação, Universidade de Campinas (45 minutos)
  ————————————————————————————————————————————————————–

Nesta palestra será apresentado o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação,
  Incluindo os temas de pesquisa, programa de mestrado e doutorado.

Prof. Julio López
  Instituto de Computação, Universidade de Campinas.

2. Introdução à Criptografia Completamente Homomórfica (45 minutos)
  ————————————————————————————————————————————————————–

Usando  cifras tradicionais, é possível armazenar dados num servidor em nuvem, como o Google Drive, sem que o próprio servidor, neste caso, o Google, consiga ler seus dados. No entanto, o advento da computação em nuvem trouxe outras necessidades além do armazenamento. Tipicamente, há também aplicações rodando na nuvem, como um servidor de email ou editor de documentos, e.g., Google Docs, e elas precisam ter acesso aos nossos dados. Armazenar os dados cifrados na nuvem, inviabiliza tais aplicações.

Criptografia completamente homomórfica (FHE, do inglês, fully homomorphic encryption), visa conciliar a segurança com a praticidade, pois ela permite que um cliente cifre seus dados antes de enviá-los à nuvem, mas, ainda sim, que a nuvem possa processar os dados cifrados, gerando também uma resposta cifrada. Ou seja, a nuvem pode oferecer um serviço sem conhecer os dados de entrada nem a saída. Por exemplo, em um buscador de internet implementado com FHE, os usuários poderiam pesquisar por um texto sem revelar o que estão buscando nem as páginas que receberam como resposta.

Nesta apresentação, vamos conhecer FHE e suas possíveis aplicações, discutir sobre como FHE é construída, conversar sobre o estado da arte em FHE, sobre suas limitações e linhas de pesquisa visando atuais sobre o tema.

Prof. Hilder Vitor Lima Pereira
Instituto de Computação, Universidade de Campinas.

Sobre os palestrantes:
Julio López recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas em 2000. Atualmente é Professor Associado (MS-5.3) do Instituto de Computação da UNICAMP. Os seus principais interesses de pesquisa estão concentrados na implementação em software de algoritmos criptográficos (simétricos e assimétricos), criptografia pós-quântica e aplicações da criptografia. Nos últimos anos tem participado em vários projetos de Engenharia Criptográfica com empresas nacionais e internacionais. Prof. Julio recebeu em 2015 o prêmio de excelência acadêmica “Zeferino Vaz” da UNICAMP, por suas contribuições à pesquisa e ao ensino de Ciência da Computação.  Foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação no período 2015-2017 e Chefe do Dpto de Teoria da Computação no período 2021-2023.

Hilder Vitor Lima Pereira recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela University of Luxembourg em 2020, então, passou dois anos e meio trabalhando como pesquisador pós-doutoral no laboratório COSIC, na universidade KU Leuven, Bélgica. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Computação da UNICAMP. Seus principais temas de pesquisa são criptografia pós-quântica, computação sobre dados criptografados e, principalmente, criptografia totalmente homomórfica (FHE), da teoria à prática. Do lado teórico, ele propôs novos esquemas homomórficos e estudou como diferentes hipóteses de segurança podem ser usadas para construir FHE. Por exemplo, ele propôs o primeiro esquema completamente homomórfico baseado no problema GCD aproximado (também conhecido como FHE sobre os inteiros) com bootstrapping rodando em menos de um segundo, o primeiro esquema homomórfico que mistura os problemas NTRU e LWE, e o primeiro bootstrapping amortizado prático com operações sublinhadas por mensagem atualizada. Do lado prático, ele esteve envolvido no projeto de aceleradores de hardware para FHE e em aplicações de FHE, como consultas em bancos de dados cifrados e aprendizado de máquina sobre dados cifrados.

Categorias desta notícia: Evento Notícias Pós-graduação