EDITAL PPGMP N° 1, DE 3 DE OUTUBRO DE 2018.

Processo Seletivo 2019.1

 

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio daCoordenadora de Curso do Curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, torna público o presente Edital que tem por objeto a abertura de inscrições para o Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação emComputação Aplicada, nível deMestrado, da Faculdade de Computação da UFMS, com quinze vagas e ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

 

1.             DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1         O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do Curso.

1.2         As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pelo e-mail posgraduacao@facom.ufms.br, no site do Curso em http://www.facom.ufms.br/mestradoprofissional, ou na própria Secretaria de Curso.

1.3         O Curso foi recomendado pela Capes/MEC recebendo conceito três.

1.4         A área de concentração do Curso é Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária e as linhas de pesquisa são: Aplicações Distribuídas, Engenharia de Software e Sistemas Embarcados e Robótica.

1.5         O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de graduação, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 1.5.1.

1.5.1.          A aceitação de candidatos com diploma de graduação expedido por instituição estrangeira não revalidado seguirá o disposto no Art. nº 54 do Regimento Geral da UFMS.

1.5.2.          O candidato acadêmico do último ano/semestre de curso de graduação, se selecionado, deverá apresentar diploma de graduação ou equivalente no ato de matrícula.

1.5.3.          O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo para o ato da matrícula nocurso:

a)        diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;

b)       passaporte e visto temporário com prazo devalidade, de acordo com a Resoluçãonormativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;

c)        comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue juntoà autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil.

d)       apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior;

e)        tradução juramentada de todos os documentos em línguas nãohispânicas.

1.6         A distribuição das vagas obedece ao estabelecido na tabela a seguir.

 

 

Área de

concentração

Linha de pesquisa

Vagas ampla concorrência

Vagas ações afirmativas*

Total de vagas

Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária

Aplicações Distribuídas

13

2

15

Engenharia de Software

Sistemas Embarcados e Robótica

*Ações Afirmavas para negros, indígenas e pessoas com deficiências (Resolução nº 222/2018 Copp/UFMS).

 

1.6.1            Índios, negros e pessoas com deficiências poderão concorrer indistintamente para as vagas de ações afirmativas.

1.6.2            Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se autodeclarar como tal, em documento de autodeclaração conforme Anexo IV deste Edital. A autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio doPortal.

1.6.3            Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme o quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

1.6.4            No ato da inscrição, a pessoa autodeclarada negra ou indígena deverá encaminhar fotografia atual, em tamanho mínimo de 3x4 cm, colorida e em fundo branco, sem retoque ou tratamento de imagem.

1.6.5            O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar laudo médico de especialista em sua área de deficiência atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como o devido enquadramento na categoria de deficiência prevista no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (enviar laudo médico digitalizado no ato da inscrição por meio doPortal). Caso aprovado o candidato deverá apresentar laudo médico original no ato da matrícula.

1.6.6            O candidato que se autodeclarar negro ou indígena, se aprovado, deverá participar das Bancas de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da Autodeclaração Prestada em datas a serem definidas, seguindo o disposto na Resolução nº 7, Coun, de 29 de janeiro de 2018.

1.6.7            O candidato que apresentar informações falsas será eliminado do Processo Seletivo.

1.6.8            Em caso de desistência de aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro, indígena ou pessoa com deficiência posteriormente classificado.

1.6.9            Na hipótese de não haver candidatos negros, indígenas ou pessoas com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

 

2.             DAS INSCRIÇÕES

2.1         As inscrições ficarão abertas pelo Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, da 0h do dia 25/10/2018 às 17h do dia 8/11/2018 selecionando-se o Curso.

2.1.1            Para efetivar a inscrição, os documentos deverão ser digitalizados exclusivamente no formato PDF e enviados pelo Portal durante o período de inscrição.

2.1.2            Vigora, em todos os efeitos deste Edital, o horário do Estado de Mato Grosso do Sul.

2.2         Os documentos necessários para a realização da inscrição são os seguintes:

a)        PDF da foto 3x4 cm recente;

b)       PDF do Currículo Lattes gerado a partir de http://lattes.cnpq.br/;

c)        PDF do Formulário de Pontuação do Currículo preenchido, disponível no site do cursohttp://www.facom.ufms.br/mestradoprofissional, clicando-se no botão “Processo Seletivo aluno Regular e Seleção Aluno Especial”

d)       PDF dos comprovantes dos itens pontuados no Formulário de Pontuação de Currículo;

e)        PDF da ficha de inscrição – estrangeiro, preenchida e assinada, conforme Anexo III deste Edital, somente para estrangeiros;

f)         PDF do formulário de autodeclaração, conforme Anexo IV, preenchida e assinada.

2.3         A falta de documentação, o descumprimento do prazo de entrega e/ou documentos PDF ilegíveis implicam o indeferimento da inscrição.

2.4         A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.5         A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica, como falha de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.

2.6         No dia 12/11/2018, o candidato poderá conferir nosite do Curso – http://www.facom.ufms.br/mestradoprofissionala relação de inscrições deferidas e indeferidas.

2.7         O candidato com inscrição indeferida poderá interpor recurso em até um dia após a divulgação do resultado, devendo utilizar o formulário disponível no Anexo II deste Edital. O recurso deverá ser entregue em uma via na Secretaria do Curso, no endereço e horário dispostos no quadro abaixo, e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será divulgado no site do Curso.

2.7.1            Segue abaixo o endereço da Secretaria de Curso e o horário de atendimento.

 

Mestrado Profissional em Computação Aplicada - Facom

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Av. Costa e Silva, s/n Cidade Universitária

CEP: 79.070-900 Campo Grande/MS

Horário de atendimento: 13h às 17h

 

2.8         No dia 14/11/2018, será disponibilizada no site do Curso a relação definitiva das inscrições deferidas e indeferidas.

 

3.             DA ETAPA DE SELEÇÃO

3.1         O Processo Seletivo constará de etapa única de caráter classificatório, obedecendo àtabela a seguir.

 

Etapa única

Peso

Período

Análise do currículo

1

De 19 a 29/11/2018

Análise do histórico escolar de graduação

2

Resultado do POSCOMP 2018

2

Resultado

3/12/2018

 

3.2         Análise de currículo, histórico escolar de graduação e resultado do POSCOMP 2018:

3.2.1            Na análise de currículo serão consideradas as atividades profissionais e acadêmicas do candidato em seu curso de graduação e pós-graduação, se houver.

3.2.2            Os membros avaliadores da Comissão de Seleção analisarão e atribuirão uma única nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) ao currículo.

3.2.3            Na análise de histórico escolar será considerado o desempenho acadêmico no candidato no curso de graduação.

3.2.4            Os membros avaliadores da Comissão de Seleção analisarão e atribuirão uma única nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) ao histórico escolar de cada candidato.

3.2.5            O resultado do Exame POSCOMP 2018 de cada candidato será calculada uma média ponderada (MP) com as notas obtidas pelo candidato no POSCOMP 2018, com os seguintes pesos para as áreas: Fundamentos de Computação (Peso 2), Tecnologias de Computação (Peso 2) e Matemática (Peso 1). A média obtida de cada candidato será normalizada para uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

3.3         Da pontuação final

3.3.1            A pontuação final do candidato será obtida através da média ponderada das notas atribuídas a ele, pelos membros avaliadores da Comissão de Seleção.

3.3.2            Serão considerados habilitados os candidatos classificados até a 20ª posição, em ordem decrescente de nota final.

3.3.3            O resultado final será divulgado no site do Curso a partir das 17h do dia 3/12/2018.

 

4.             DOS RECURSOS

4.1         O prazo para interposição dos recursos será de dois dias úteis após a publicação do resultado final.

4.2         O candidato deverá utilizar o formulário disponível no Anexo II deste Edital. Admitir-se-á um único recurso por candidato, a ser entregue em uma via impressa, na Secretaria de Curso,no endereço e horário dispostos no item 2.7.1.

4.3         O resultado da análise dos recursos será divulgado no site do Curso a partir do dia 6/12/2018.

 

5.             DA CLASSIFICAÇÃO

5.1         Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

5.2         Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a)        obtiver maior nota no POSCOMP 2018;

b)       obtiver maior pontuação na análise do histórico escolar de graduação;

c)        obtiver maior pontuação na análise do currículo.

 

6.             DA HOMOLOGAÇÃO

6.1         O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim de Serviço da UFMS e divulgada sitedo Curso – http://www.facom.ufms.br/mestradoprofissionala partir do dia 7/12/2018.

 

7.             DAS DEMAIS DATAS(conforme calendário único – Res 105/2018 COUN)

DATAS

EVENTOS (previsão)

1 a 6/3/2019

Matrícula (UFMS)

11/3/2019

Início das aulas (UFMS)

 

8.             DA MATRÍCULA

8.1         Para a matrícula, o candidato selecionado deverá acessar o Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br durante o período de matrícula disposto no item 7 deste Edital, selecionar as disciplinas e concluir a etapa online. Em seguida, ainda no período de matrícula, apresentar o original da documentação listada abaixona secretaria de curso, para digitalização, ou enviar fotocópia da documentação autenticada em cartório para o mesmo endereço de inscrição.

a)             Laudo médico original, para candidatos aprovados dentre as vagas de ações afirmativas para pessoa com deficiência;

b)            Comprovante de matrícula gerado a partir do Portal – não precisa ser autenticado;

c)             Certidão de quitação eleitoral, para brasileiros – a versão obtida online não precisa ser autenticada;

d)            Documento de Identidade oficial legível, frente e verso;

e)             Diploma de graduação, frente e verso;

f)              Diploma ou certificado de conclusão de mestrado, frente e verso; na ausência, o candidato deve apresentar declaração do programa de pós-graduação em que esteja matriculado, informando a data provável de conclusão do mestrado;

g)             Histórico escolar de graduação;

h)            Histórico escolar de mestrado;

i)               CPF;

j)              Título de eleitor, para brasileiros;

k)            Certificado de reservista, para brasileiros do sexo masculino;

l)               Certidão de nascimento ou casamento;

m)          Passaporte, para estrangeiro.

 

9.             DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1         A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

9.2         Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

9.3         O prazo deste Edital termina em trinta dias após o período de matrículas. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A comissão de seleção, no entanto, reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.

9.4         Será desclassificado e excluído do processo seletivo o candidato que, sendo concluinte do curso de mestrado não apresentar o diploma, certidão de conclusão de curso ou documento equivalente no ato da matrícula.

9.5         O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.

9.6         Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no primeiro semestre letivo.

9.7         A aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo a qual dependerá das cotas recebidas pelo programa, das Agências Financiadoras, das normas dessas agências e das normas do próprio Programa.

9.8         Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua competência.

 

 

 

 

 

DÉBORA MARIA BARROSO PAIVA


 

ANEXO I

PROCURAÇÃO

Candidato: Utilize esta procuração para protocolar inscrição, matrícula e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou conveniência.

_______________________________________________________________ filho de _______________________________________________________________________ e de _________________________________________________________ nascido aos ________ dias do mês de ____________________________ de _________, na cidade de _______________________________________ Estado de (sigla) _______, domiciliado/a e residente na rua __________________________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo ________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____ pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a) _________________________________________________________________ brasileiro/a, domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo ______________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para fim específico de INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu presente procurador vier a efetivar.

_____________________ (cidade), ____ de ______________________ de 2018.

_____________________________                                                       _____________________________

                       Candidato/a                                                                                                         Procurador(a)

Tel.

 

Tel.

Cel.

 

Cel.

e-mail

 

e-mail

 

* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em Cartório.

Apresentar Documento de Identidade Oficial do Procurador.

O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

 

ANEXO II

 

REQUERIMENTO DE RECURSO

PROCESSO SELETIVO

Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.

Horário de recebimento: _____h_____

Rubrica ou assinatura:

Processo Seletivo: Mestrado Profissional em Computação Aplicada

Nº de Inscrição:

 

Área de Concentração:

Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária

Linha de Pesquisa:

 

Objeto do recurso:

(etapa)

 

Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo)

 

Data:

Nº de Inscrição:

Assinatura:

Instruções para o Programa de Pós-Graduação:

  1. Protocolar horário de recebimento do recurso.
  2. Cortar na linha tracejada.
  3. Entregar a parte superior ao responsável pela análise de recursos.

 


ANEXO III

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

EDITAL DE SELEÇÃO – 2019.1

FICHA DE INSCRIÇÃO - ESTRANGEIRO

NOME COMPLETO:

NACIONALIDADE:

DATA DE NASCIMENTO:         /       /

CIDADE/PROVÍNCIA:

ESTADO/DEPARTAMENTO:

 

Nº DO PASSAPORTE:

DATA DE EMISSÃO:     /      /

LOCAL DE EMISSÃO:

VALIDADE:       /       /

Nº DE REGISTRO GERAL NO PAÍS DE ORIGEM (SE HOUVER):

 

NOME DA MÃE:

NOME DO PAI:

 

ENDEREÇO COMPLETO (Rua, número, bairro, complementos):

CIDADE/PROVÍNCIA:

ESTADO/DEPARTAMENTO:

CÓDIGO POSTAL:

PAÍS:

 

TELEFONE DE CONTATO FIXO COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):

 

TELEFONE DE CONTATO MÓVEL COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):

 

ASSINALE UMA DAS LINHAS DE PESQUISA DO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS PARA AGRICULTURA E PECUÁRIA

(1) APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

 

(2)ENGENHARIA DE SOFTWARE

 

(3) SISTEMAS EMBARCADOS E ROBÓTICA

 

 

OBSERVAÇÕES (SE HOUVER):

ASSINATURA:

 

 


ANEXO IV

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO

(Resolução nº 222, Copp, de 31 de agosto de 2018)

 

 

 

 

Nome:____________________________________

 

 

Declaro ser ....................................................................... (indicar se é negro(a), de cor preta ou parda, indígena ou pessoa com deficiência) e assumo a opção de concorrer às vagas no Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em .............................................. (indicar nome do PPG), nível................................ (indicar se é mestrado/doutorado), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Sistema de Ações Afirmativas para negros(as), indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade. Por ser verdade, firmo esta declaração.

 

 

 

 

 

Assinatura do(a) Candidato(a)

 

 

 

 

Campo Grande, .......... de ............... de ..................